Linhas de Pesquisa

As atividades do LVA dividem-se em variadas áreas de atuação, abrangendo a pesquisa de ponta na área de acústica e vibrações e as necessidades típicas encontradas no setor industrial. Desde a análise numérica até o desenvolvimento de metodologias experimentais, o laboratório conta com uma equipe capacitada para atuar em diversos tipos de problemas técnicos ou acadêmicos.

Linhas de Pesquisa


Acústica da Voz: Esta linha de pesquisa compromete-se em investigar os mecanismos de geração de som da voz sob o ponto de vista da acústica.


Acústica Submarina: Estudo da propagação acústica no meio aquático e no substrato marinho com o objetivo de desenvolver equipamentos e sistemas aplicados a área naval.


Acústica Veicular: Estudo da geração, propagação e controle de vibração e ruído em veículos automotivos.


Aeroacústica: Estudos da acústica aplicada a situações com fluxo de massa (escoamentos).


Aparelhos Auditivos: Estudo e desenvolvimento de aparelhos auditivos.


Fisiologia da Audição, Psicofísica e Psicoacústica: Análise e modelagem da fisiologia da audição. Modelos psicofísicos e psicoacústicos.


Implante Coclear: Desenvolvimento de um protótipo de implante coclear totalmente implantável.


Materiais Porosos para Controle de Ruído: Este trabalho apresenta o estudo da propagação sonora em materiais porosos e os meios pelos quais a energia sonora é dissipada, através da utilização de modelos analíticos clássicos, do desenvolvimento de bancadas de caracterização experimental assim como a utilização de modelos numéricos. Neste contexto, tem-se o desenvolvimento de modelos e procedimentos de caracterização micro estrutural e macroscópica de materiais acústicos de poros interconectantes, aplicação de ferramentas de otimização aos modelos desenvolvidos para a obtenção de estruturas porosas com níveis máximos de coeficiente de absorção, de acordo com o fluido e suas condições de temperatura e pressão.


Metamateriais: Desenvolvimento de materiais de elevado desempenho acústico através de novos conceitos geométricos.


Métodos Numéricos em Vibroacústica: Estudo e desenvolvimento de métodos numéricos voltados para a solução de problemas vibro-acústicos, ou seja, envolvendo o acoplamento fluido-estrutura.


Otimização Vibroacústica: A otimização estrutural busca encontrar um projeto (estrutura) com o melhor desempenho e que satisfaça as restrições impostas ao mesmo. A avaliação do desempenho está associada a algum critério, que pode ser: mínima massa, máxima rigidez, mínima frequência natural, máxima carga de flambagem crítica, entre outros. Atualmente, a otimização é item obrigatório na etapa de concepção de qualquer produto. O LVA utiliza esta ferramenta em seus projetos visando aumento de performance e redução de custos.


Ruído e Vibrações em Aeronaves: O LVA apresenta uma parceria de longa data com a Embraer com o objetivo de desenvolver diferentes projetos de pesquisa envolvendo ruído e vibrações em aeronaves. O foco principal dos projetos tem sido o desenvolvimento de métodos numéricos voltados para a simulação de problemas vibroacústicos em aeronaves. Mais recentemente, iniciaram-se estudos na área de aeroacústica e a parceria passou também a envolver o POLO/EMC.


Ruído e Vibrações de Compressores e Refrigeradores: Análise de fontes e caminhos de propagação através de métodos experimentais e numéricos. Visando auxiliar o desenvolvimento de produtos de baixo ruído.


Saúde Auditiva: Projetos multidisciplinares envolvendo pesquisadores das áreas da engenharia e da saúde.


Vibrações Acusticamente Induzidas em Tubulações de Indústrias de Óleo e Gás: Formulação dos comportamentos acústicos e estruturais de dutos excitados acusticamente. Desenvolvimento de procedimentos numéricos para análise e análise de fadiga.