Notícias

27th COBEM – International Congress of Mechanical Engineering!

No início deste mês, entre os dias 4 e 8 de dezembro, ocorreu o 27° Congresso Internacional de Engenharia Mecânica!

O evento, que ocorreu em Florianópolis, teve como tema “Tailoring the Future” e contou com diversas palestras e apresentações sobre os mais importantes temas e pesquisas da área.

Na edição deste ano, o evento contou com a participação do LVA com diversas apresentações de doutorandos, mestrando e estudantes da graduação que atuam no laboratório. Eles apresentaram trabalhos no congresso relacionados à aeroacústica, vibrações numéricas, análise modal, entre outros.

Para saber mais sobre o evento é só acessar o link: https://eventos.abcm.org.br/cobem2023/

Data: 22/12/2023


Encerramento do Projeto Alôfono!

No último dia 07 de novembro, os professores Stephan Paul e Fernanda Zucki apresentaram os resultados do projeto Alôfono. O mesmo estava sendo desenvolvido em parceria do LVA, com o Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisa, o Hiperlab e o InCod. Os resultados finais foram apresentados aos financiadores FAPESC e Ministério da Saúde.

No âmbito do projeto foi desenvolvida uma aplicação responsiva baseada na web, no caso baseada na plataforma telessaude.ufsc.br, para permitir a autoavaliação das capacidades auditivas da população de Santa Catarina, para que a mesa possa obter informações acerca da sua sua saúde auditiva.

Para saber mais sobre o projeto é só entrar no site: https://alofono.paginas.ufsc.br/

Data: 20/11/2023


LVA em evento Internacional da NASA!

Durante esta semana está ocorrendo o encontro anual dos grupos de trabalho da NASA em acústica e mobilidade urbana área (Acoustics Technical Working Group/UAM Noise Working Group) na unidade NASA Glenn Research Center, em Cleveland, EUA.

Na edição desse ano, o LVA está sendo representado pelo Prof. Júlio A. Cordioli, o qual coordenada diferentes projetos de pesquisa relacionados com aeroacústica e ruído e vibrações em aeronaves.

Anterior ao evento, o Prof. Julio também participou da reunião annual do AARC (AeroAcoustics Research Consortium) onde apresentou os resultados do projeto de pesquisa realizado em parceria com a Prof. Francesco Avallone, Politecnico de Torino, Itália, e com o grupo da NASA na área de tratamentos acústicos para motores aeronáuticos.

Data: 01/11/2023


LVA no Forum Acoustics 2023!

Na semana passada ocorreu Forum Acoustics 2023, um dos principais congressos europeus na área de acústica e vibrações.

O congresso foi realizado na cidade de Turim, Itália, com organização da Universidade Politécnica de Turim (Politecnico di Torino). O evento contou com palestras e apresentações de professores e pesquisadores de diversas partes do mundo, abordando os mais diferentes tópicos relacionados à acústica e vibrações.

Na edição deste ano, o evento contou com a presença do LVA através do Prof. Júlio A. Cordioli, o doutorando Lucas Bonomo e pelo pesquisador Dr. Olavo M. Silva. Eles apresentaram quatro trabalhos durante o congresso, relacionados à aeroacústica, vibroacústica e métodos computacionais para vibrações.

Para saber mais sobre os trabalhos apresentados, segue o link para a leitura dos artigos:

https://appfa2023.silsystem.solutions/atti/000879.pdf
https://appfa2023.silsystem.solutions/atti/000898.pdf
https://appfa2023.silsystem.solutions/atti/000865.pdf
https://appfa2023.silsystem.solutions/atti/000870.pdf

Para saber mais sobre o evento é só acessar o link: https://www.fa2023.org/

Data: 19/09/2023


Hoje (05/09) IC’s, mestrandos, doutorandos e técnicos do Laboratório de Vibrações e Acústica se reuniram para comemorar o aniversário do Prof. Arcanjo Lenzi!

O Prof. atua no Departamento de Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina desde a década de 1970, como professor titular. Desde então, atua principalmente na área de ruídos e vibrações, trabalhando em diversos projetos e linhas de pesquisa como:

– Desenvolvimento de materiais de absorção sonora para controle do ruído em aeronaves;
– Desenvolvimento de materiais para controle de ruído de compressores herméticos;
– Ruído Industrial;
– Ruído e vibrações em Plataformas Offshore;
– Ruído de Máquinas;

Parabéns Chefe!

Data: 06/09/23


On the recent Friday (08/04), we celebrated the successful defense of Lucas Meirelles Pereira’s master’s thesis. Guided by Prof. Andrey R. da Silva and co-guided by Prof. Júlio A. Cordioli, Lucas presented his work titled: “High-Fidelity Numerical Simulations of Acoustic Liners Under Grazing Flow.” The thesis committee comprised Prof. Andrey Ricardo da Silva, Ph.D. (Supervisor/Chair), Prof. Francesco Avallone, Ph.D. (Politecnico di Torino), and researcher Paul Murray, Ph.D. (University of Southampton).

The thesis delved into the intricate world of acoustic liners, aiming to deepen our understanding under conditions akin to real-world operational scenarios seen in aeronautical engines.

In collaboration with Delft Technical University, Lucas employed cutting-edge fluid dynamics simulation software to explicitly model three-dimensional scenarios. This endeavor revealed crucial insights into the interplay between pressure and velocity fields surrounding the liners’ orifices. Additionally, the study emphasized the meticulous representation of liner orifice geometry in simulations, coupled with the need for precise discretization to yield truly representative outcomes.

A hearty congratulations to Lucas for this remarkable accomplishment! His master’s thesis not only enriches our comprehension of acoustic liners but also underscores his dedication and scholarly prowess. Here’s to Lucas’s continued success in advancing aeronautical engineering and beyond.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Data: 04/08/23


AIAA AVIATION Forum And Exposition 2023

We are delighted to announce that our Aeroacoustic research team at the LVA (Laboratório de Vibrações e Acústica), led by Prof. Júlio A. Cordioli, and including Ph.D students Lucas A. Bonomo, Lucas Meirelles and Nicolas T. Quintino, had the opportunity to present three papers at the AIAA Aviation Forum 2023. The conference happened in San Diego, between 12-16 of June.

Their papers explore topics in duct acoustics, liner characterization, propeller noise and signal processing, contributing with important discussions to these areas.

Here’s an overview of their presentations at the event:

A Comparison of Impedance Eduction Test Rigs with Different Flow Profiles – https://lnkd.in/d_ZgBpmc
Assessment of the Performance of Tonal-Broadband Decomposition Algorithms for Propeller Noise – https://lnkd.in/d35RfS_A
Validation of High-Fidelity Numerical Simulations of Acoustic Liners Under Grazing Flow – https://lnkd.in/dgGZrEaM

Data: 04/07/23


2º WorkShop P&D Universidades da Dynamox!

Na última sexta-feira, 23/06, ocorreu o 2º WorkShop P&D Universidades com universidades parceiras.

A iniciativa, organizada pela Dynamox, dá oportunidade para que os alunos possam desenvolver e apresentar trabalhos junto ao time de pesquisa e inovação e análise de vibração.

O WorkShop contou com a presença do LVA, assim como do Grupo de Pesquisa em aprendizado de máquina e aplicações (GAMA) e LPDS da Universidade Federal de Santa Catarina e o FluidPar da Universidade Federal do Pará.

Data: 29/06/23


38° Encontro Internacional de Audiologia

Na última semana, entre os dias 22 e 24 de março, ocorreu em Florianópolis, o 38o Encontro Internacional de Audiologia.

A conferência internacional reuniu diversos pesquisadores e empresas para trocarem conhecimentos na área de Audiologia de forma geral, incluindo as áreas de avaliação audiológica e tecnologias assistivas à audição.

Na edição desse ano, o LVA marcou presença através do Prof. Stephan Paul, que apresentou duas palestras convidadas intituladas:

  • AloFono: Uma ferramenta tecnológica para o acesso da população aos serviços de atenção em saúde auditiva do SUS.
  • Tecnologias e digitalização na avaliação audiológica – possibilidades e desafios.

Para saber mais sobre o evento é só acessar o site oficial!

Data: 30/03/23


SPIE: Smart Structures + Nodestructive Evaluation 2023

Na última semana, entre os dias 12 e 16, ocorreu em Long Beach, Califórnia a SPIE: Smart Structures + Nodestructive Evaluation 2023!

A conferência internacional reuniu diversos pesquisadores e engenheiros para compartilharem sobre sistemas de de sensores, NDE e monitoramento de integridade estrutural para aplicações nos setores automotivo, aeroespacial, infraestrutura civil e Indústria 4.0.

Na edição desse ano, a SPIE contou com a presença do LVA através do Prof. e Coord. Júlio Cordioli!

Para saber mais sobre o evento e ver os destaques desse ano, é só acessar o site da SPIE.

Data: 21/03/23


Bancada de Testes junto com a EMBRAER

O Laboratório está desenvolvendo uma bancada de testes junto com a EMBRAER!

Atualmente o LVA está desenvolvendo, junto com a EMBRAER, uma bancada de testes para análise dos efeitos de instalação de hélices.

O objetivo desse trabalho é adquirir dados acústicos da instalação e também de empuxo das hélices em diferentes configurações. A bancada conta com o uso de microfones de campo de pressão, células carga, tacômetros a laser, dentre outros equipamentos para a realização da aquisição dos dados desejados.

Os testes estão sendo realizados na Câmera Semi-Anecôica do LVA e o projeto está sob a coordenação do Prof. Júlio Cordioli!

No post do Instagram do LVA é possível conferir imagens da bancada!

Data: 14/02/23


Fall 2022 NASA Acoustics Technical Working Group

No último mês de outubro, entre os dias 18 e 20, ocorreu as reuniões dos Grupo de Trabalho de Ruído (UNGW) de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da NASA.

Com início em 2018, atualmente o UNWG possui quatro subgrupos que realizam reuniões regulares ao longo do ano para discutir os desafios enfrentados pelos veículos UAM no que tange as questões de ruído. Os subgrupos coordenam pesquisas para o desenvolvimento de ferramentas de previsão de ruído e tecnologias de redução de ruído, métodos de teste de solo e voo, resposta humana e métrica.

Na edição deste ano, a UNWG contou com a presença do Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA), através do Prof. e Coord. Júlio Cordioli! A reunião contou com apresentações de profissionais da NASA e de outras instituições internacionais, debatendo as mais recentes descobertas e pesquisas relacionadas à acústica.

 

Data: 18/11/22


FIA 2020/22

Entre os dias 28 e 31 de agosto, ocorrerá O 12º Congresso Iberoamericano de Acústica realizado em Florianópolis pela Sociedade Brasileira de Acústica!

O evento contará com diversas palestras de especialistas mundialmente renomados, bem como apresentações de trabalhos e pôsteres sobre temas relacionados às áreas de Acústica e Vibrações. Além disso, uma exposição técnica com os últimos avanços em produtos e equipamentos e o XXIX Encontro da SOBRAC ocorrerão em paralelo ao Congresso.

A organização inclui a Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), a Federação Iberoamericana de Acústica (FIA) e o LVA através dos professores Júlio A. Cordioli, (presidente do Comitê Organizador), Andrey Ricardo da Silva (presidente do Comitê Técnico) e Stephan Paul (vice-presidente do Comitê Organizador)!

 

Data: 24/08/22


28th AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference

Equipe do laboratório marcou presença em congresso internacional!

Entre os dias 14-17 de junho de 2022 ocorreu a 28th AIAA/CEAS Aeroacoustics Conference em Southampton, na Inglaterra!

A conferência ocorre uma vez por ano e reúne os principais nomes da pesquisa em aeroacústica do mundo. Dentre os temas de destaque da conferência estão ruído de aeronaves comerciais, Drones, veículos de mobilidade urbana (eVTOL), parques eólicos entre tantos outros.

📝 A equipe do LVA publicou dois trabalhos que foram apresentados no congresso, que podem ser acessados pelos links abaixo.

Lattice-Boltzmann Numerical Investigation of a Realistic MultiCavity Acoustic Liner with Grazing Flow Interactions

A Comparison of InSitu and Impedance Eduction Experimental Techniques for Acoustic Liners with Grazing Flow and High SPL

Data: 22/06/22


Reportagem no Fantástico “Drones Tripulados”

Reportagem exibida no “Fantástico” mostrou projeto da Embraer ligado a pesquisa desenvolvida no LVA!

Na última semana, o programa “Fantástico” exibiu uma reportagem sobre os Drones Voadores, conhecidos como eVTOL, que estão sendo desenvolvidos pela Eve Urban Air Mobility, empresa da Embraer.
Esses “carros voadores” estão sendo fortemente investidos por diversas indústrias nos últimos anos, trazendo novas tecnologias e inovações para a área.

Mas qual relação desse projeto com a pesquisa desenvolvida no LVA?

Atualmente o laboratório está desenvolvendo a pesquisa “Efeitos de instalação e interação entre múltiplas hélices em aeronaves com sistemas de propulsão elétrica distribuída” tem por objetivo a caracterização acústica de sistemas de propulsão baseados em múltiplas hélices.
Ele está sendo desenvolvido em parceria com POLO/UFSC e EMBRAER S.A.!

No post do Instagram do LVA é possível conferir mais sobre essa pesquisa e imagens sobre a bancada criada para a realização de testes para caracterização do efeito de instalação e de interação entre múltiplas hélices no ruído emitido.

As reportagens sobre os Drones podem ser encontradas através dos links: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/05/22/drones-tripulados-sonho-de-fugir-do-transito-pelo-alto-esta-proximo-de-se-tornar-realidade-entenda.ghtml

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/inovacao/noticia/2021/10/03/embraer-recebe-encomenda-de-carros-voadores-feita-por-empresa-brasileira-de-compartilhamento-de-aeronaves.ghtml

 

Data: 02/06/22


Resultado Edital Simplificado – Seleção de Engenheiro Mecânico

O Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA/UFSC) torna público o resultado do processo seletivo referente ao edital simplificado de seleção de Engenheiro Mecânico para o Projeto de Pesquisa Estudo de Critério de Aceitação de Vibração de Equipamentos Estáticos.

Resultado Processo Seletivo contratação de Engenheiro 


Edital Simplificado – Seleção de Engenheiro Mecânico

O Professor Julio Apolinário Cordioli, coordenador do Laboratório de Vibrações e Acústica (LVA) do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina, torna público o presente edital simplificado para abertura de inscrições, visando à seleção de Engenheiro Mecânico para participação no Projeto de Pesquisa Estudo de Critério de Aceitação de Vibração de Equipamentos Estáticos. A seleção será realizada com base nos requisitos e critérios a seguir estabelecidos.

Edital para contratação de Engenheiro