UFSC / Universidade Federal de Santa Catarina / Departamento de Engenharia Mecânica

Projetos

O LVA desenvolve diversos projetos de pesquisa na área de Acústica e Vibrações, envolvendo também diversas empresas parceiras nacionais e internacionais. Os principais projetos de pesquisa em andamento ou já finalizados são descritos abaixo.

Aeronave Silenciosa – Caracterização da impedância acústica de materiais localmente reativos

Parceiros: Embraer

Projeto de parceria com a empresa Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) que visa estudar e desenvolver tecnologias para o controle de ruído em aeronaves. Pretende-se atacar o problema segundo três abordagens distintas, mas complementares em aeroacústica: aeroacústica computacional (CAA), modelos analíticos e empíricos, e bancadas experimentais.  A intenção é agrupar uma equipe acadêmica e técnica focada em problemas de aeroacústica e acústica linear, incluindo profissionais da Embraer, do POLO (Laboratório de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica) e do LVA (Laboratório de Vibrações e Acústica).

O que se pretende agora é integrar esse esforço, e aprofundá-lo explorando a complementaridade dos distintos enfoques, e, em última instância, responder, da melhor forma possível, às questões suscitadas pelo problema de engenharia concreto associado à geração e propagação de ruído em aeronaves. Deseja-se explorar a complementaridade de visões que as distintas abordagens proporcionam. Como resultado prático desse esforço deve-se efetivar novo patamar tecnológico que assegure o desenvolvimento e certificação de aeronaves tendo como um dos focos o ruído externo de modo a atender a legislação vigente, com níveis de ruído competitivos para a classe de novas aeronaves a serem desenvolvidas, sem penalizar o custo operacional direto (DOC). Vale ressaltar que a integração das abordagens é inédita no Brasil e muito recente no cenário mundial. (AU)

A proposta atual de trabalho da equipe alocada no LVA é estudar o comportamento de estruturas localmente reativas (Liners), os quais oferecem impedâncias acústicas a serem determinadas. Tal parâmetro oferece condições para a simulação de ruído em turbinas e com isso a predição de níveis de ruído e efetividade de atenuação deste ruído oferecida pelo material simulado. Os liners empregam materiais metálicos e/ou cerâmicos e apresentam geometria similar a ressonadores de Helmholtz, que oferecem atenuação em faixas de frequência projetáveis, sendo que o objetivo é controlar o ruído tonal decorrente de característica geométricas e de operação da turbina do avião.

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