Desenvolvimento de sistema de captação de energia a partir de vibrações para sensores de movimento de vibração

15/12/2021 14:19

Descrição do projeto: Para diversos setores da indústria hoje, a manutenção preditiva se tornou reconhecida como a melhor estratégia de manutenção. Indústrias com máquinas de alto custo ou que precisam rodar por longos períodos sem paradas, são exemplos de setores em que a manutenção preditiva é essencial. Assim, a saúde de uma máquina é comumente monitorada com sensores de vibração para prever possíveis falhas e definir onde elas podem ocorrer. Estes sensores devem ter grande autonomia, ser compactos e preferencialmente sem fio. Pois desta forma, o operador pode realizar leituras remotamente, instalá-los com facilidade em locais com espaço limitado e manter o sensor no local longos períodos de tempo sem precisar gastar recursos com diversas instalações. Dispositivos elétricos como estes têm vivenciado um grande avanço tecnológico que causou uma rápida redução no seu consumo elétrico. Esta redução permitiu que várias formas de captação de energia do ambiente substituíssem ou complementassem as baterias tradicionais. Estes dispositivos de captação de energia ou Energy Harvester (EH) podem fazer uso de diversas formas de energias que estão disponíveis no ambiente, como por exemplo, energia solar, térmica, química e mecânica. Sendo que o último tem como vantagem ser sustentável, estável e pequeno, além de poder captar energia de diversas fontes como máquinas e equipamentos da indústria, veículos, movimento humano e fluidos. Este projeto tem como objetivo, investigar alternativas de EHs para captação de energia a partir de vibrações como forma de aumentar a vida útil de sensores para monitoramento de vibrações utilizados em processos de manutenção preditiva.

Coordenador/ Participantes: Prof. Júlio Apolinário Cordioli (coordenador); Guilherme Cartagena Mirón (Participante/ LVA UFSC); Airton José Schmidt Júnior (participante LVA/UFSC); Gabriel Rogério da Silva (participante/ LVA UFSC); Danilo Braga (participante/ Dynamox).

Parceiros: Dynamox

Imagens do projeto: 

Imagem 1: Simulações em elementos finitos de dispositivos Energy Harvester MEMS.

Imagem 2: Simulações em elementos finitos de dispositivos Energy Harvester MEMS.

Imagem 3: A tecnologia de análise e prognóstico da Dynamox faz parte da quarta revolução industrial da Indústria 4.0.

Imagem 4: Exemplos de posicionamento do DynaLogger e ilustração das ferramentas de predição de falhas do DynaPredict.

Imagem 5: Leitura de dados de temperatura e vibração pelo aplicativo DynaPredict de sensores instalados no rolamento de um britador.