Desenvolvimento de ferramentas numéricas no contexto do método híbrido FE-SEA para análise de problemas vibroacústicos

14/12/2021 10:35

Descrição do projeto: O projeto envolve a aplicação dos métodos tradicionais de simulação numérica na área de acústica e vibrações, assim como o desenvolvimento de ferramentas e/ou novos métodos, com foco em problemas de acoplamento fluido-estrutura (vibro-acústicos). Tais métodos são essenciais para análise e desenvolvimento de projetos nas indústrias naval, automotiva, aeronáutica e aeroespacial, já que com eles é possível simular os comportamentos vibratórios e acústicos de seus produtos e estruturas, prevendo possíveis falhas e melhorias. Um exemplo da utilização de tais métodos é a estimativa dos ruídos internos de um automóvel, possibilitando projetos otimizados com o objetivo de melhorar o conforto de seus passageiros.

Coordenador/Participantes: Júlio Apolinário Cordioli (coordenador); Thiago Morhy Cavalcante (participante/ LVA UFSC); Racquel Knust Domingues (participante/ LVA UFSC).

Parceiros: ESI Group.

Imagens do projeto:

Imagem 1: Modelagem do comportamento estrutural de um chassi de um veículo através do uso do Método de Elementos Finitos e Elementos de Contorno.

Imagem 2: Modelagem de um foguete (Saturno V) pelo Método dos Elementos Finitos

Imagem 3: Modelagem do comportamento vibro-acústico de um helicóptero através do uso de Análise Estatística Energética

Imagem 4: Modelagem de uma cápsula de um foguete saindo de órbita através do uso de Análise Estatística Energética.