Desenvolvimento de materiais avançados de elevado desempenho pela geração in situ de fases nanoestruturadas previstas via Termodinâmica Computacional

07/03/2023 12:01
Descrição do projeto
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de materiais funcionais de alta performance pela geração in situ de fases micro e nanoestruturadas através da aplicação de uma metodologia estratégica baseada na termodinâmica computacional.
Os materiais nanoestruturados aqui propostos serão obtidos através de uma abordagem de formação in situ, isto é, nas quais o material final é formado através de reações entre as matérias primas selecionadas durante a sinterização, as quais, buscando atingir o equilíbrio termodinâmico, passam por uma evolução nano/microestrutural de interesse.
Nesta pesquisa serão desenvolvidas técnicas de projeto e otimização de metamateriais acústicos (MMA) inteligentes com escala de sub comprimento de onda, para o controle da absorção e do isolamento sonoro em veículos automotivos, aeronaves, maquinarias, sistemas mecânicos geradores de ruído e vibração. Esta etapa do projeto será executada em parceria entre o LVA e o Laboratório de Materiais (LabMat) da UFSC.
Os materiais metálicos nanoestruturados a serem desenvolvidos neste projeto possuem potencial disruptivo para a indústria metalmecânica, pois quando se tem em vista a transferência tecnológica para a indústria, são necessárias técnicas de alta produtividade que possibilitam economia de matéria-prima e energia. As técnicas de metalurgia do pó in situ, associadas a termodinâmica computacional propiciam uma mudança no paradigma da produção, a qual está frequentemente associada a custo e complexidade elevados e difícil reprodutibilidade.
Coordenador/Participantes: Prof. Aloisio Nelmo Klein (coordenador, LabMat); Prof. Erasmo Felipe Vergara (colaborador); Prof. Arcanjo Lenzi (colaborador); Gildean do Nascimento Almeida (colaborador).
Parceiros: Laboratório de Materiais (LabMat/UFSC); Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC).
Imagens do Projeto: